Atividades físicas

5 dicas para manter a sua motivação para treinar

5-dicas-para-manter-a-sua-motivacao-para-treinar.jpeg
Escrito por GSN Suplementos

Trabalho acumulado, rotina apressada e mudanças climáticas são exemplos de fatores que fazem com que a nossa motivação para treinar diminua. Se você está passando por um momento de desânimo, saiba que a maioria dos atletas já enfrentou fases assim.

A boa notícia é que existem alguns truques capazes de melhorar o entusiamo durante o treino. É claro, porém, que não há uma fórmula mágica que sirva para todo mundo. Cada pessoa é única e, portanto, cabe a você descobrir o que te motiva.

Para ajudar, separamos 5 dicas infalíveis! Prepare o seu tênis e a sua roupa de ginástica e acompanhe!

1. Faça um planejamento do seu treino 

Todos concordam que, para ter motivação, é preciso ter um foco, certo? Nesse sentido, é essencial fazer um bom planejamento dos seus treinos, definindo metas e estabelecendo prazos.

Para que a estratégia dê certo, é preciso ser sincero com você mesmo, afinal, a criação de objetivos irreais só fará com que você se frustre e, consequentemente, fique ainda mais desanimado.

Por isso, faça uma planilha de treinos — pode ser no celular, no computador ou até mesmo em uma folha de papel — e tente segui-la à risca. Comece devagar: se você treina de bike, por exemplo, vá aumentando a quilometragem, gradativamente. Você pode andar 2 km no primeiro dia, 3 km no segundo e assim por diante.

Nesse momento, lembre-se de que a autoconfiança é essencial. Se você acredita que é capaz de concluir aquela rotina, você tende a se tornar mais motivado. Para aumentar a segurança, vale falar palavras motivacionais — como “você consegue” e “vá em frente” — a si mesmo.

Parece uma estratégia boba, mas a própria psicologia esportiva diz que as palavras têm o poder de influenciar a forma como pensamos. Por isso, não custa nada tentar, não é mesmo? Com o tempo, você vai perceber como se tornará mais animado ao cumprir os desafios.

2. Conte com o auxílio de músicas 

Quem nunca se viu treinando ao ritmo de uma trilha sonora? Pois saiba que há diversas pesquisas que comprovam que a música pode ser mais eficiente para o desempenho de atletas do que o doping (substâncias ilegais que melhoram a performance).

Desse modo, talvez a solução para o seu desânimo seja mais fácil do que você imagina! No próximo treino, escute algumas músicas que você gosta e observe o resultado.

Atualmente, existem diversos aplicativos — como o Spotify — que contam com playlists dedicadas a quem está treinando. É claro, porém, que o ideal é montar a sua própria trilha sonora, afinal, cada pessoa tem um estilo diferente.

Para te ajudar, separamos algumas músicas da playlist “Para Treinar”, do Spotify, para você conhecer:

3. Perceba o que está te desmotivando

Se você está desmotivado, descobrir a causa do problema é essencial. Nesse momento, feche os olhos e relembre quando você começou a perder o ânimo pelos treinos.

É comum as pessoas se sentirem desmotivadas por não conseguirem os resultados desejados — emagrecerganhar massa etc. Se esse é o seu caso, será que não está na hora de recorrer aos suplementos alimentares?

Já se o seu problema é falta de tempo ou trabalho acumulado, que tal tirar um fim de semana para resolver as pendências? Dessa forma, você conseguirá voltar à ativa, além de tirar um grande peso das suas costas!

4. Descubra o que te motiva 

Além de descobrir o que está te desmotivando, é preciso identificar quais são os fatores que fazem o seu ânimo aumentar. Além das dicas dadas anteriormente — escutar música e montar uma planilha de treinos — existem outras maneiras de manter a motivação para os treinos. Confira:

Treinar com amigos 

Muitas pessoas precisam treinar com alguém para se sentirem motivadas. Quem sabe esse não é o seu caso? Chame um amigo, um colega de trabalho ou o seu parceiro para a rotina de exercícios. Outra opção é entrar para grupos de treino, que é também uma oportunidade para conhecer pessoas novas e expandir seu círculo social.

Com um conhecido sempre ao seu lado, as chances da sua rotina ficar divertida e de você se entusiasmar aumentam consideravelmente. Sem falar que você não vai querer furar um compromisso com seus amigos, certo?

Descobrir novos treinos 

Experimentar coisas novas — seja uma comida, uma bebida ou um filme diferente — é fundamental para nos sentirmos vivos; e com os treinos não seria diferente. Para manter a motivação em dia, é preciso variar os exercícios com regularidade.

Converse com o seu treinador e peça para ele apresentar uma nova série ou, quem sabe, outra modalidade de esporte. Muitas vezes, a desmotivação pode acontecer porque enjoamos da atividade e, consequentemente, treinamos só por treinar, sem entusiasmo.

Aquisição de novos utensílios 

Muitas vezes, uma roupa, um tênis ou qualquer outro utensílio novo para os exercícios pode fazer bem para sua autoestima e servir de estímulo. Por isso, não custa nada investir em um mimo de vez em quando.

5. Respeite o seu tempo 

Se você anda em uma fase desmotivada, não se preocupe! Lembre-se de que é possível reverter essa situação. Nesses casos, evite se cobrar demais e respeite o momento em que você está vivendo.

É claro, contudo, que é fundamental buscar estratégias que mudem essa realidade. Mas também é preciso ir devagar, observando os seus limites e aumentando a performance aos poucos.

No entanto, se você está motivado e quer apenas manter o ânimo, basta seguir as nossas dicas e evitar ficar muito tempo sem treinar — mesmo nas férias, em viagens etc. Isso porque, quando paramos, o corpo acostuma com a falta de atividades.

Por isso, procure sempre se exercitar. Se não puder ir à academia em algum período específico, dê uma volta de bicicleta, faça uma corrida ou uma caminhada em um parque próximo de casa: o importante é estar sempre em movimento!

E aí, gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática? Então, aproveite para compartilhar o nosso artigo em suas redes sociais e ajudar os seus amigos a manterem a motivação para treinar! 

Sobre o autor

GSN Suplementos

Deixar comentário.

Share This