Dicas de alimentação

Entenda como organizar e planejar a sua alimentação semanal

entenda-como-organizar-e-planejar-a-sua-alimentacao-semanal.jpeg
Escrito por GSN Suplementos

Planejar a alimentação semanal é um dos fatores principais que garantem o sucesso de uma dieta. Mas essa tarefa não precisa ser chata e restritiva: definir com antecedência a combinação de alimentos para toda a semana pode ser uma atividade muito agradável, em que você decide quais nutrientes vai oferecer ao seu corpo, para ter mais saúde e mais disposição.

Neste artigo, vamos aprender a montar um planejamento para as refeições da semana toda, para garantir uma alimentação equilibrada, sem desperdício e sem perder tempo. Acompanhe!

O que você deve levar em consideração            

Para planejar a sua alimentação, é necessário pensar a respeito da sua rotina e conhecer os alimentos necessários em todas as refeições. Veja a seguir como iniciar esta etapa do planejamento:

Você come em casa ou na rua?

A primeira coisa que você precisa pensar é nas refeições que faz em casa ou em restaurantes, pois isso vai definir a autonomia para escolher os alimentos que serão consumidos.

Se você faz todas as refeições em casa, pode escolher todos os alimentos, mas se almoça em restaurante, precisa adaptar as suas escolhas às opções que eles oferecem diariamente.

O que deve ser consumido em todas as refeições?

Comendo em casa ou na rua, a base da sua alimentação deve ser a mesma, combinando os seguintes alimentos para fornecer ao seu corpo os nutrientes que ele precisa:

  • folhas cruas e/ou legumes crus, como alface, almeirão, agrião, cenoura ou beterraba;
  • uma fonte de proteína, que pode ser: carne vermelha, frango, peixe ou ovo;
  • uma fonte de carboidrato, que pode ser: arroz integral, feijão, quinoa, grão de bico, mandioquinha, batata doce etc;
  • vegetais, que podem ser preparados no vapor, refogados ou assados.

É muito importante alternar os alimentos, fazendo combinações diferentes todos os dias, para não repeti-los dentro da semana.

Como planejar a sua alimentação semanal para comer em casa

Se você faz todas as refeições em casa, tem a liberdade de escolher o que vai comer, mas é necessário planejamento para não perder muito tempo e fazer boas escolhas. Veja algumas dicas que podem facilitar esse processo:

  1. Procure reservar algumas horas do domingo para montar o seu cardápio semanal e fazer as suas compras;
  2. Antes de começar, veja na geladeira e no armário quais alimentos você já tem em casa e pode consumir durante a semana;
  3. Escreva o cardápio da semana, combinando os alimentos que você tem em casa, de forma que cada refeição tenha todos os grupos alimentares necessários, e tentando não repetir o mesmo alimento durante a semana.

Se você decidir preparar as refeições da semana toda de uma vez, pode achar difícil fazer porções variadas para todos os dias, mas tente preparar 2 ou 3 combinações de alimentos para alternar entre os dias da semana.

No começo, pode parecer complicado decidir e organizar as suas refeições da semana toda, mas aos poucos você vai perceber as vantagens de planejar a sua alimentação semanal e garantir que vai se alimentar bem durante os próximos 7 dias.

Gostou do post? Então compartilhe nas redes sociais, para que outras pessoas também tenham a oportunidade de aprender a planejar suas refeições.

Sobre o autor

GSN Suplementos

Deixar comentário.

Share This