Dicas de alimentação

Benefícios dos suplementos: como eles podem ajudar a construir um corpo perfeito

beneficios-dos-suplementos-como-eles-podem-ajudar-a-construir-um-corpo-perfeito.jpeg
Escrito por GSN Suplementos

Você treina há algum tempo e não vê resultados? Segue o que manda o instrutor, tem regularidade na sua atividade física, alimenta-se corretamente e não obtém os efeitos que esperava, ou seja, um corpo mais bonito e definido? Fique tranquilo, talvez você esteja fazendo tudo certinho e o que lhe falte seja apenas a ajuda de uma nutrição mais diferenciada.

Sendo assim, você pode reverter essa situação dando um simples “up” na sua alimentação e isso pode ser obtido por meio da suplementação nutricional. Os benefícios dos suplementos alimentares são muitos e o seu organismo pode necessitar deles para que os resultados do treinamento sejam mais eficazes.

Confira, a seguir, como a suplementação alimentar pode ajudar na construção de um corpo perfeito!

Suplementos alimentares: o que são e para que servem

São substâncias químicas compostas por fontes concentradas de vitaminas e/ou minerais isolados, proteínas, aminoácidos, carboidratos, entre outros. São produzidas para complementar a alimentação diária, dando mais força e energia ao organismo.

Os suplementos alimentares são muito recomendados para quem pratica atividade física, tornando os treinos mais produtivos e eficazes. No entanto, eles devem ser prescritos por nutricionistas, que sabem avaliar as necessidades e carências nutricionais de cada indivíduo.

Quando a suplementação alimentar é indicada

Sua alimentação pode ser rica e equilibrada e mesmo assim não conseguir atender as necessidades de seu organismo. Pois, dependendo do tipo de treinamento a que você se submete — atividade, intensidade e frequência — você pode necessitar suplementar alguns nutrientes essenciais tanto para manter a saúde quanto para obter resultados estéticos.

Sendo assim, a suplementação é indicada para pessoas que apresentam alguma necessidade ou carência nutricional, bem como para aquelas que se submetem a treinamentos intensos e desejam resultados estéticos, como um corpo bonito e definido.

Mas vale lembrar que o ideal é que a suplementação seja sempre acompanhada por um profissional de saúde e esteja associada a uma dieta na qual sejam calculadas suas carências e, dessa forma, a prescrição correta de nutrientes.

Tipos de nutrientes

Os suplementos alimentares podem ser divididos em diferentes categorias, são elas: vitamínicos, hipercalóricos, hiperproteicos, aminoácidos, repositores hidroeletrolíticos, pré-hormonais e termogênicos. Cada um deles está associado a determinadas necessidades e objetivos.

Efeitos e benefícios dos suplementos alimentares

  • Proteína: a suplementação de proteína tem por objetivo a definição e o aumento da massa muscular. Pode ser obtida por meio de suplementação alimentar. Os mais usados são whey protein, albumina (clara do ovo desidratada), caseína, entre outros.
  • Carboidratos: são substâncias com alto índice glicêmico, que fornecem energia rapidamente. Como a prática de uma atividade física intensa — como a musculação — requer muita força e energia, torna-se necessária a suplementação de carboidrato para um treinamento mais eficaz. Com a suplementação, o organismo poupa os estoques de glicogênio e mantém a glicemia antes, durante e após o treinamento. Os compostos de carboidratos mais conhecidos são: maltodextrina, dextrose, barras energéticas, entre outros.
  • Aminoácidos: são nutrientes formados a base de proteínas e essenciais para a construção muscular. Podem ser naturais, produzidos pelo próprio organismo e essenciais — retirados dos alimentos. Além da síntese proteica, os aminoácidos atuam fornecendo energia para o exercício, fortalecem o sistema imunológico, estimulam o crescimento e desempenham outras funções vitais, como reguladores hormonais.
  • Vitaminas: são compostos orgânicos, obtidos através da alimentação e que podem ser suplementados. São essenciais para o organismo, pois ajudam no crescimento, na formação de tecidos, no desenvolvimento metabólico e ainda protegem a saúde contra diversas doenças.

Cuidados com a suplementação

De acordo com a resolução nº 18 de 2010 da Anvisa, os suplementos alimentares não necessitam de prescrição médica, no entanto ela alerta que o consumo desses produtos deve ser feito sob a orientação de um nutricionista, que saberá prescrevê-los de acordo com as necessidades e carências do organismo.

E aí, gostou do artigo? Ainda tem dúvidas? Deixe seu comentário e conte para nós!

Sobre o autor

GSN Suplementos

Deixar comentário.

Share This