Saúde

Entenda como cada profissional pode te ajudar na busca do corpo perfeito

entenda-como-cada-profissional-pode-te-ajudar-na-busca-do-corpo-perfeito.jpeg
Escrito por GSN Suplementos

Nos dias de hoje, a impressão que temos é a de que todo mundo deseja mudar alguma coisa no seu físico. Enquanto uns querem perder uns quilinhos extras, outros tentam ganhar massa muscular ou um pouco mais de definição. De qualquer maneira, a busca pelo corpo perfeito é uma constante.

O lado bom dessa história é que existem diversos profissionais especializados que podem contribuir para que esse processo seja feito de maneira saudável, segura e traga o melhor resultado. Enquanto uns são muito conhecidos, outros têm funções que boa parte das pessoas desconhece. Conheça quais são no conteúdo a seguir:

Fisioterapeuta

A função do fisioterapeuta na busca pelo corpo perfeito vai desde a promoção de hábitos corretos até mesmo a reabilitação em caso de injúrias. Ao contrário do que muitos leigos pensam, esse é um profissional de saúde multifacetado, que pode contribuir bastante para deixar as pessoas saudáveis e ativas.

Entre suas funções principais, podemos destacar a prevenção de lesões, a avaliação de comportamentos, correção postural, identificação de descompensações musculares e défices de força específica. Após essa análise, o fisioterapeuta pode elaborar planos de adequação ou o patamar seguinte, que é o da recuperação propriamente dita.

Nutrólogo

A profissão de nutrólogo está em franco crescimento e isso certamente tem a ver com a busca pelo corpo perfeito. Esse é o médico especialista no diagnostico, prevenção e tratamento de patologias relacionadas à alimentação. Entre outras coisas, ele pode avaliar carências nutricionais do organismo e, ao contrário do nutricionista, prescrever medicamentos.

Outra de suas funções primordiais está no trabalho de reeducação alimentar de acordo com o metabolismo de cada indivíduo, buscando o crescimento e desenvolvimento sadio por meio da adoção de hábitos mais corretos. É ainda mais primordial em casos de anorexia, bulimia e transtornos alimentares.

Nutricionista

O nutricionista é o profissional formado em nutrição e essa é a sua principal diferença em relação ao nutrólogo, que é médico. Entre suas funções está a criação de cardápios balanceados para o metabolismo de cada pessoa, de acordo com suas características individuais e seus objetivos.

A maioria dos planos alimentares é estabelecido a partir do histórico do paciente, dos seus hábitos atléticos, alimentares e do seu estilo de vida. Ele também trabalha com esportes, adotando dietas mais eficientes para atletas de alto nível de competição ou apenas para os de fim de semana.

Endocrinologista

O endocrinologista é o profissional capacitado a atuar mais precisamente no nosso organismo por meio da identificação de problemas em nossas glândulas e hormônios. Uma grande parte das pessoas com obesidade pode se favorecer muito de uma consulta, da mesma forma que diabéticos e pessoas com distúrbios metabólicos.

Além disso, esse médico é habilitado a iniciar tratamentos com medicamentos redutores ou reguladores de apetite, pois ele é capaz de identificar com precisão quando um indivíduo realmente precisa e quando pode se beneficiar desse tipo de intervenção farmacológica.

Personal trainer

O personal trainer é o profissional graduado em educação física e cuja função primordial é a de montar treinos adequados com os objetivos, expectativas e limitações de cada pessoa. Ele é um profundo conhecedor dos exercícios físicos disponíveis e da forma correta de prescrevê-los e executá-los.

Ele pode trabalhar tanto nas academias de ginástica, quanto em outros ambientes, como na praia, em parques ou até mesmo na própria casa do cliente, sendo não apenas um incentivador, mas um verdadeiro parceiro na busca pelo corpo perfeito.

Entendeu agora como cada profissional pode ajudar na busca por um corpo perfeito? Gostou desse conteúdo? Então deixe a sua opinião aqui nos comentários!

Sobre o autor

GSN Suplementos

Deixar comentário.

Share This